-
Projeto
Casa Aurora -
Local
Pinhais - PR -
Área
394m² -
Ano
2022
-
Construtora
JCP
-
Estrutura
Marco Antônio Rodrigues
Descrição
A Casa Aurora está localizada no município de Pinhais, próximo a Curitiba e com vista privilegiada para a serra do mar. O terreno fica em um condomínio familiar, onde as gerações passadas fizeram a gentileza de plantar araucárias, árvore tão importante para a flora brasileira.
Nessa clareira bem iluminada e com ventos direcionados pelas montanhas, implantamos a casa toda no nível térreo, onde o programa foi distribuído em setor social, próximo à rua, e de serviço/íntimo na parte mais privativa do lote. A partir de uma configuração em formato de “L”, um extenso gramado ensolarado foi liberado para atividades familiares.
Os blocos social e íntimo foram separados com a intenção de criar um respiro no corredor de acesso, onde um jardim foi locado junto a escada helicoidal. Essa dá acesso ao terraço descoberto, sobre os ambientes sociais e seguindo a premissa dos clientes de valorizar a visual da serra do mar, e proporcioná-los um ambiente para aproveitar o final de tarde e o pôr-do-sol.
Com esse cenário capturado, o partido arquitetônico se deu através de empenas em concreto aparente, feitas com esmero, que trazem a privacidade desejada aos moradores e marcam os limites da residência. A empena situada a sul, possui recortes estratégicos garantindo a ventilação cruzada do banheiro da suíte e da área de serviço, que além de iluminada e ventilada conta com um jardim descoberto próprio para secar as roupas.
Outras estratégias foram criadas visando proteger os ambientes da insolação excessiva, como a aplicação dos beirais, dos brises em madeira e dos cobogós de concreto. Estes também são utilizados como uma camada permeável de interação entre a área social e rua interna. Na cobertura da área íntima, a argila expandida ajuda na proteção térmica, enquanto na área social, o piso do terraço em pedra verde Goiás, faz esse trabalho.
O intuito de trazer leveza aos ambientes permeou o desenvolvimento do projeto de interiores, reforçando o objetivo de uma casa projetada para servir ao dia-a-dia dos moradores. Um piso claro, paredes brancas e pontos focais através da intervenção dos objetos pessoais dos clientes complementam a intenção do projeto.